Cirurgias Plásticas Reparadoras : Primeiros passos

   A obesidade é doença crônica, onde um dos tratamentos usados, é a cirurgia bariátrica.
   Muitas de nós, acredita que irá emagrecer o que precisa e passará a ter o corpo perfeito que tanto sonhou, mas isso só será realidade pra algumas pessoas que perdem pouco peso ou tem uma boa elasticidade.
   Com a grande perda de peso, acontece a sobra de pele em diversas regiões do corpo, como parte interna dos braços, coxas, abdômen, flacidez em mamas, papadas no pescoço e até pálpebras caídas. Pode apresentar também, excesso de gordura localizada em várias partes do corpo.
   Problemas físicos e transtornos psicológicos e sociais, podem surgir à partir de então, e a solução deve ser pronta e imediata.
   Algumas regras devem ser seguidas para começarmos a pensar em tais cirurgias.
   Precisamos ter atingido a meta de emagrecimento sugerida pelo cirurgião bariátrico e estarmos há pelo menos 3 (três) meses estáveis neste peso. Isso ocorre entre 1 (um) e 2 (dois) anos após a cirurgia bariátrica. Uns mais, outros menos, de acordo com o indivíduo.
   Alguns casos, como exceção, podem requerer uma etapa de cirurgias plásticas reparadoras de urgência no alívio, antes de se atingir a meta. Como exemplo, uma pessoa que pesava 180kg e perdeu 80kg, precisa da cirurgia, mesmo ainda não atingindo a meta.
   Após atingir à essa meta, nosso primeiro passo é marcar consulta com um cirurgião plástico, devidamente habilitado para tal especialidade. Vale lembrar, que em todas as áreas médicas, podemos encontrar profissionais atuando SEM ter especialização na área. Pra isso, consulte sempre o profissional escolhido, antes de consultá-lo. (consulte aqui)
   Na consulta, será feito o exame físico e determinado pelo médico, todas as necessidades cirúrgicas.
   Após a avaliação, o laudo deverá ser levado ao plano de saúde para aprovação dos procedimentos.
   Muito provavelmente, tais cirurgias serão negadas tanto pelo plano de saúde, quanto pelo SUS e então, cabe ação judicial para consegui-las, porque é nosso direito.
   Quer saber mais sobre como fazer para conseguir suas cirurgias?
   Esse será o tema do próximo texto.